Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Hospedeiras,aeroportos e modernices!

por Teresa, em 21.03.14


Agora que passo a vida a levar ou, ir buscar ,a minha emigrante, tenho reparado que o aeroporto e todo o processo de viajar de avião sofreu, desde há uns tempos a esta parte, uma grande mudança.

Começa logo ali no aeroporto, mais precisamente, nas "chegadas", que dantes era um espaço amplo e que agora,tem mil e um stands de venda de flores, de chocolates, chupas-chupas, gomas, que dificulta a nossa corrida para conseguir abraçar e beijar quem nos chega de longe!

A "modernice " é tanta , que os serviços em geral, já não são prestados por pessoas mas sim por máquinas.

O Check in pode ser feito , em casa, através do computador ou, por meio de máquinas colocadas no aeroporto!
É tão irritante não ter ninguém com quem falar! É que, por exemplo quanto aos lugares no avião,a coisa precisa de ser bem explicada: gosto de ir à janela e naquelas filas ao canto, de 2 lugares!" E às vezes lá conseguia o que queria .Agora as máquinas e eu nunca nos vamos entender !!!!!!!

Depois há máquinas para pesar bagagens, para embrulhar as malas e sei lá mais o quê...

Há ainda maquinetas onde colocamos o passaporte, entramos para um sítio onde pomos os pés num local sinalizado no chão, olhamos, feitos parvos, para um ponto fixo e é-nos tirada uma fotografia que verifica se somos mesmo nós ou, um pirata do ar, disfarçado!

De madrugada também é o próprio passageiro que introduz o seu bilhete pela ranhura de uma máquina para passar à sala de embarque!

Ah ! Como odeio máquinas!

Como sou nervosa por natureza,nunca...mas nunca acerto,à primeira, no modo correcto de introduzir o passaporte ou o cartão de embarque .Será virado para cima? Para baixo? Para o lado, ou .. como????!!!!!!!
E, como não temos ninguém a quem perguntar....experimentamos várias vezes, de maneiras diferentes, um pouco encavacados... porque ,entretanto ,percebemos que,atrás de nós,se foi formando uma fila enorme de outros passageiros que estão à espera que acabemos com as figuras tristes!

Também se nota diferença nos serviços efectuados a bordo.As hospedeiras e os comissários ainda existem,mas ....já não servem para nada! Até já não são eles que explicam aos passageiros as regras de segurança dentro do avião.....tudo isso é feito através de um filme de bonecos animados. E eu que adorava tanto ver as hospedeiras a explicarem quais as saídas de emergência do avião, com aqueles gestos girissimos, a apontar para a frente, para trás e para os lados!

O pessoal de bordo ainda existe mas já não é tão afável como o de antigamente.Bem sei que sou "dinossauro"mas lembro-me perfeitamente de as hospedeiras nos perguntarem se queríamos " chá, café ou laranjada ?"com aquela vozinha doce...
Agora há voos em que,por causa de greves de pessoal,não chegam sequer a servir uma refeição aos passageiros e,pouca ou,nenhuma explicação dão sobre o assunto. Sentiu fome.... Paciência!

Numa das últimas vezes que viajei , levava mala de cabine e pedi a uma hospedeira que me ajudasse a colocar por cima do meu assento. Qual não é o meu espanto quando a vejo apenas a abrir a bagageira e, depois fazer-me o gesto de, como quem diz " agora,filha,põe-na lá tu em cima porque tens bracinhos como eu! " e virou costas. Claro que, com a minha falta de jeito,a mala só não me caiu em cima por um mero acaso!..

De uma outra vez, senti sede e pedi um copo de água .
" Quer água?-perguntou-me . Pode ir lá ao fundo buscar. Há copos e água à disposição" .
Obrigada filha!-pensei... Logo eu,que tenho tanto medo de voar, é que tenho de ir buscar a água, ao outro extremo do avião! !!!!
Geralmente, só me levanto mesmo para ir à casa de banho e é porque tem de ser. E sempre que faço isso,coincidência ou não, começam logo as luzes a acender e a hospedeira a dizer:"é favor voltar aos vossos lugares e apertar os cintos "... O medo é tanto que, venho quase com as calças na mão!

Enfim.... Tenho saudades de,antes de entrar no avião, ouvir alguém da tripulação a dizer-me:
"Tenha uma agradável viagem!"

publicado às 14:51


2 comentários

De Anónimo a 21.03.2014 às 20:23

Que grande mudança !!! Isto realmente só para esta geração ...Faz tu que eu tenho mais que fazer!!!!
Continua..

De Susana Camargo a 25.03.2014 às 15:28

Já me aconteceu o mesmo. Num voo TAP, eu estava a ver um filme e quando olhei para o lado vi o comissário a trazer água para a "vizinha" do lado. "olhe, por favor, poderia dar-me um copo de água também?"
A resposta dele: "Se viu esta senhora a pedir, porque não pediu logo???"
(óbvio que não gostei da atitude)
Ao que lhe respondi:
"Eu estava a assistir a um filme e só reparei que o senhor estava a chegar com um copo de água. Mas, importa-se de trazer-me o copo?? É que essa, entre outras, é a sua função! Vai e vem quantas as vezes que forem precisas, quantas vezes ouvir a campainha dos passageiros a tocar para solicitar qualquer serviço. Olhe, até pode trazer uma garrafa de água que assim eu não o chateio tão cedo!"
Por estas e por outras, há muito boa gente a ser "trocada" por uma máquina! Pelo menos estas, não fazem cara feia e não nos dão respostas tortas!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Comentários recentes

  • Teresa

    Fico contente quando as pessoas gostam do que escr...

  • fashion

    Gostei muito, Parabéns!

  • Chic'Ana

    A taça é nossa!!! =)

  • Teresa

    É mesmo ! eu adoro a ingenuidade destas idades!

  • Chic'Ana

    Tão gira!!! =)


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D


Mensagens