Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Sete de Outubro sem stresses!

por Teresa, em 07.10.14

Por muitos anos que passem, por muito adulto que se seja , é impossível esquecer que o dia  7 de Outubro foi, durante  a infância de muitos de nós, uma das datas mais marcantes das nossas vidas: o início do ano escolar!

Para pessoas como eu, que adoravam a escola, é com saudade que recordam essa data. Lembro-me de mim, muito magrinha (mesmo do género pau de virar tripas), com uma bata nova,à  espera que chegasse a carrinha do colégio que, todos os dias, nos vinha buscar a casa.

Lembro-me da alegria do reencontro com os amigos, os auxiliares e com o motorista que, se a memória não me falha, se chamava Sr Ramalho ( cruzes...credo... como é que agora me lembrei do nome desse senhor, tão querido??!!!)

Claro que também há quem recorde esse dia, como um dia para esquecer, porque odiavam aulas, escolas, professores e tudo o que com isso estava relacionado !

A minha irmã do meio, por exemplo, chorava desde que saía de casa até que entrava, e a coisa prolongava-se por mais de um mês!

" -Tenho saudades da mãe! Quero ficar na minha casinha"- gritava ela enquanto subia para a carrinha . Até a mim se me apertava o coração ....Enfim...

Mas gostando, ou não, o facto é que o dia 7 de Outubro era o arranque do ano escolar para todas as crianças da minha geração.

As aulas começavam  num dia e num mês certo,  com o número de professores  adequado para tudo começar sem stresses!

 Hoje em dia, as aulas  iniciam num dia incerto, no mês de Setembro (se nada der para o torto) e os professores que à partida estão todos colocados, acabam por desaparecer, como que por magia, no mês seguinte,  por ter havido,ai...como é que se chama...ah...engano (upss) nas suas colocações.

Assim,de um momento para o outro, a coisa passa de organizada a caos total!

Que saudades dos meus 7 de Outubro!   

publicado às 15:45


10 comentários

De :P a 07.10.2014 às 20:26

Ouvido hoje mesmo de uma professora (minha esposa) : " X veio do norte com o marido desempregado mais os 2 filhos, alugaram casa (no Algarve) matricularam os filhos na escola e agora souberam que afinal houve um erro e não só não tem trabalho como vai ter de voltar de rota batida.
Ouvi hoje também,na rádio, que o ministro disse que não haveria compensações para os professores colocados erradamente como ainda aconselhou que os profs recorressem aos tribunais. A propósito não são estes últimos que estão todos encalacrados? Dizia ainda a professora (minha mulher) de quem ouvi esta história : a rapariga desatou em pranto!
P.S. é impressão minha ou não há limites para a DESFAÇATEZ?
P.S. Já o 1º min. janta com Ricciardi 1 mês e pouco depois da "coisa" rebentar. Como diz um aforismo bíblico: "o pobre até ao amigo aborrece" ou, como diziam os Parodiantes de Lisboa : "para os amigos o fresquinho!"
No caso, a intenção de branqueamento de imagem de membro de uma família que é suspeita de cambalachos dos fortes & feios e, segundo leio por todas partes, só de "efeitos devastadores" na economia do país. Gente fina é mesmo outra coisa!

De Teodoro a 08.10.2014 às 15:08

....já deve ter percebido que o país está a saque, não já, então?! (saque politico, de interesses, de tramoias, económico, etc). O que interessam as pessoas no meio disto?? NADA!

De Teodoro a 08.10.2014 às 15:14

.....já agora exelente post!

De Teresa a 08.10.2014 às 15:20

Muito obrigada !
É sempre bom saber que quem está aí desse lado gosta do que escrevemos.

De Maria Araújo a 08.10.2014 às 17:25

Gostei deste post.
Belos tempos.
Os professores tinham tempo para tudo, os alunos, também, as férias eram qb, o respeito era importantíssimo, o dia "dava" para tudo, os pais trabalhavam tranquilos, enfim, gostei da liberdade, vivi-a, mas hoje, que há tudo, andam aos trambolhões.

De Teresa a 08.10.2014 às 22:53

Muito obrigada pela sua visita e pelas palavras simpáticas !
Também eu tenho saudades dos dias e das férias enormes que tínhamos antigamente! Do tempo em que a vida rolava calmamente e sem stresses!

De Anónimo a 09.10.2014 às 13:33

Grande post!!!
Era tudo muito mais calmo!!!

De BataeBatom a 10.10.2014 às 13:22

Parabéns pelo destaque, Miska! Este espaço merece visibilidade, sem dúvida!!! :)

Quanto à atual desorganização de início de ano letivo, até me arrepio só de pensar nesse assunto... Não é que as minhas aulas começaram - supostamente - no dia 1 de Setembro (mesmo para serem mesquinhos e desagradáveis) e só algumas semanas depois é que alguns professores começaram a sua atividade letiva? Para quê começar tão cedo e a «meio-gás», apenas com alguns dos docentes?! Apareci na faculdade ao fim de duas semanas e chegou muito bem. (Não sei qual a razão de procederem desta forma na Faculdade de Medicina. Devem julgar que, por termos mais uma ou duas semanas de aulas - repito: a «meio-gás» - do que os restantes cursos da Universidade de Coimbra, vamos ser melhores profissionais ou teremos mais motivação. Enfim, é só mais uma situação ridícula...)

De Susana Camargo a 06.11.2014 às 09:59

Excelente post e, bem verdadeiro. O ano escolar começava sempre certinho e sem grandes alaridos. E, tal como a "stôra", que saudades desses tempos!!! As lembranças são similares: a carrinha que me vinha buscar a casa - de manhãzinha, bem cedinho - o reencontro com os colegas/amigos, as empregadas do colégio (que eram como família, elas nos viam crescer, cuidavam de nós e davam-nos tanto carinho), o recomeço das travessuras, os professores, muitos destes amigos até hoje... Não é verdade minha querida "stôra"?!?! :)
Schwwwackkkk!!! (Beijão)

De Teresa a 06.11.2014 às 23:53

Verdade da pura minha ex querida aluna e actual amiga do coração!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Comentários recentes

  • Teresa

    Fico contente quando as pessoas gostam do que escr...

  • fashion

    Gostei muito, Parabéns!

  • Chic'Ana

    A taça é nossa!!! =)

  • Teresa

    É mesmo ! eu adoro a ingenuidade destas idades!

  • Chic'Ana

    Tão gira!!! =)


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D


Mensagens