Talvez por estarem a crescer num clima de austeridade , no seio de famílias que se vêem confrontadas diariamente com inúmeras dificuldades económicas,talvez por tudo isto, reparei,no outro dia, que os miúdos,hoje em dia, se pautam por valores e comportamentos muito diferentes dos miúdos da minha época, por exemplo.
E foi até com um misto de admiração e orgulho que vi no outro dia, os meus sobrinhos de 7 e 8 anos a darem uma verdadeira lição de economia doméstica à tia ( minha irmã) com quem ficaram a passar o último fim de semana.
A cena passou-se num supermercado onde foram todos juntos comprar o que fazia falta para o jantar . Assim, meio a despachar, a tia começou a encher o carrinho, com tudo o que precisava, mais aquelas pequenas coisas que nos apetecem...porque sim.
Só que a tia punha as coisas dentro do carro de supermercado e ...eles tiravam...olhavam para o preço e diziam;
- Ó tia isto é muito caro!!! A tia já viu bem o preço?!
Não...a tia nem tinha reparado!
Iam a correr e voltavam a colocar o produto na prateleira e retiravam outro.
-Mas não pode levar aquele tia! Olhe este aqui ! É muito mais barato e é da marca do supermercado!
Depois viravam-se um para o outro e tentavam confirmar:
- Ó Manel este é o que a mãe costuma comprar não é?
A tia estava tão corada com toda aquela cena do põe e tira que já concordava com tudo! E à volta deles instalou-se uma risota pegada! Afinal os "pimpolhos" estavam a dar umas lições sobre economia doméstica!
A seguir, a tia quis comprar uma coca-cola para cada um deles, para lhes dar um miminho no fim de semana.
Com base na teoria da poupança que desde o início defendiam, agradeceram mas não aceitaram com a desculpa de que ao jantar até costumavam beber água.
Como a tia continuava a insistir, acabaram por comprar as duas latas mas abririam uma ao jantar e dividiam pelos dois, e só bebiam a segunda quando, mais à noite, estivessem a ver um filme na televisão!