Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
No outro dia vi uma notícia deliciosa de que vai haver, no Porto, um polícia sinaleiro !
Voltei anos e anos atrás ... revi a minha infância !
Era o tempo dos policias sinaleiros, aqueles senhores de luvas brancas e capacete branco que, só com um simples gesto faziam os carros pararem ou andarem! Como aquilo me fascinava!
Como é que, com simples gestos de dança, aqueles polícias sinaleiros conseguiam orientar o trânsito?! Eram só as mãos que articulavam e faziam gestos no ar. E o trânsito organizava -se mesmo!
A mínima transgressão era punida com uma sonora apitadela do polícia sinaleiro'!
Era mesmo à séria! Recordo que, no Natal, quando era criança , o avô me levava a mim, irmãs e primos todos para dar uma grande volta de carro (como éramos muitos netos....o passeio era divertido e ficou pelo menos na memória dos mais velhos).
Lembro-me bem que, na altura, todos os sinaleiros por que passávamos nos cumprimentavam muito bem e até nos acenavam . Achávamos aquilo estranho!
-Avô aquele polícia sinaleiro conhece-te?-perguntávamos nós curiosos;
- Claro que sim! E eu a eles. Aquele é o Sr Manuel, o outro é o Zé, o que vimos há pouco é o Sr Santos...
Nós,os netos, ficávamos boquiabertos ... ." tchiiii afinal o nosso avô era uma pessoa muito importante e até os sinaleiros o conheciam" .
Só muito mais tarde descobrimos que eles eram assim simpáticos não porque o nosso avô, fosse rico ou poderoso mas porque tinha o coração do tamanho do mundo e, sempre que podia, fosse Natal ou não, os ajudava com dinheiro ou alimentos para eles e respectivas famílias ( como aliás era usual naquela época)!
Recordações de maminka !
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.