A maminka anda mesmo de rastos .... trabalho, trabalho ... muito trabalho....e um final de época de exames da filha emigrante que graças a Deus acabou bem, mas que provocou uns nervos nos papinkas , até ao ultimo minuto!!!!
A coisa foi mais ou menos assim nas três cadeiras finais:
- Ai,ai,ai que vou chumbar ! - ela
- Não vai nada ! Vamos estudar mais um pouco que conseguimos!- nós a convencê-la tal como o enfermeiro quando diz ao doente:"vamos lá tomar a piquinha, que nem se sente" .
- Não consigo ! Estou com a cabeça a rebentar!-ela
- Tem de intervalar o estudo com o descanso!-nós
- E eu consigo lá descansar!-ela
- Saia com os amigos! Distraia-se!-nós
- Isso é que nem pensar! -ela.
Seguiu-se estudo, estudo e mais estudo, intercalado por noites mal dormidas ou, mesmo sem dormir, dias de nervoseira , uma alimentação péssima e mais um cem número de coisas que deixaram os pobres dos papinkas sem vontade para nada, aqui, em Portugal!
E a cena repetiu-se nos outros dois exames, com maior ênfase no último por ser o cadeirão deste ano!
Final e felizmente, depois de cada um desses exames recebíamos um telefonema de uma Maria, eufórica , com uma voz radiante a dizer : " Nem posso acreditar! Passei!!!!"
Escusado será dizer que nós sempre acreditamos!
Foi assim que, sem deixar nada para segunda época , "passamos"para o terceiro ano de Medicina !
E ainda parece que foi ontem que a deixamos em Praga para entrar na Faculdade!
A calma e a tranquilidade voltaram com o regresso da Maria a Portugal, desta vez para umas férias de verão, bem merecidas,iguais às que a maminka tinha na sua infância : três meses enormes que pareciam não ter fim!
Sensação gostosa essa...