Agora que passo a vida a levar ou, ir buscar ,a minha emigrante, tenho reparado que o aeroporto e todo o processo de viajar de avião sofreu, desde há uns tempos a esta parte, uma grande mudança.
Começa logo ali no aeroporto, mais precisamente, nas "chegadas", que dantes era um espaço amplo e que agora,tem mil e um stands de venda de flores, de chocolates, chupas-chupas, gomas, que dificulta a nossa corrida para conseguir abraçar e beijar quem nos chega de longe!
A "modernice " é tanta , que os serviços em geral, já não são prestados por pessoas mas sim por máquinas.
O Check in pode ser feito , em casa, através do computador ou, por meio de máquinas colocadas no aeroporto!
É tão irritante não ter ninguém com quem falar! É que, por exemplo quanto aos lugares no avião,a coisa precisa de ser bem explicada: gosto de ir à janela e naquelas filas ao canto, de 2 lugares!" E às vezes lá conseguia o que queria .Agora as máquinas e eu nunca nos vamos entender !!!!!!!
Depois há máquinas para pesar bagagens, para embrulhar as malas e sei lá mais o quê...
Há ainda maquinetas onde colocamos o passaporte, entramos para um sítio onde pomos os pés num local sinalizado no chão, olhamos, feitos parvos, para um ponto fixo e é-nos tirada uma fotografia que verifica se somos mesmo nós ou, um pirata do ar, disfarçado!
De madrugada também é o próprio passageiro que introduz o seu bilhete pela ranhura de uma máquina para passar à sala de embarque!
Ah ! Como odeio máquinas!
Como sou nervosa por natureza,nunca...mas nunca acerto,à primeira, no modo correcto de introduzir o passaporte ou o cartão de embarque .Será virado para cima? Para baixo? Para o lado, ou .. como????!!!!!!!
E, como não temos ninguém a quem perguntar....experimentamos várias vezes, de maneiras diferentes, um pouco encavacados... porque ,entretanto ,percebemos que,atrás de nós,se foi formando uma fila enorme de outros passageiros que estão à espera que acabemos com as figuras tristes!
Também se nota diferença nos serviços efectuados a bordo.As hospedeiras e os comissários ainda existem,mas ....já não servem para nada! Até já não são eles que explicam aos passageiros as regras de segurança dentro do avião.....tudo isso é feito através de um filme de bonecos animados. E eu que adorava tanto ver as hospedeiras a explicarem quais as saídas de emergência do avião, com aqueles gestos girissimos, a apontar para a frente, para trás e para os lados!
O pessoal de bordo ainda existe mas já não é tão afável como o de antigamente.Bem sei que sou "dinossauro"mas lembro-me perfeitamente de as hospedeiras nos perguntarem se queríamos " chá, café ou laranjada ?"com aquela vozinha doce...
Agora há voos em que,por causa de greves de pessoal,não chegam sequer a servir uma refeição aos passageiros e,pouca ou,nenhuma explicação dão sobre o assunto. Sentiu fome.... Paciência!
Numa das últimas vezes que viajei , levava mala de cabine e pedi a uma hospedeira que me ajudasse a colocar por cima do meu assento. Qual não é o meu espanto quando a vejo apenas a abrir a bagageira e, depois fazer-me o gesto de, como quem diz " agora,filha,põe-na lá tu em cima porque tens bracinhos como eu! " e virou costas. Claro que, com a minha falta de jeito,a mala só não me caiu em cima por um mero acaso!..
De uma outra vez, senti sede e pedi um copo de água .
" Quer água?-perguntou-me . Pode ir lá ao fundo buscar. Há copos e água à disposição" .
Obrigada filha!-pensei... Logo eu,que tenho tanto medo de voar, é que tenho de ir buscar a água, ao outro extremo do avião! !!!!
Geralmente, só me levanto mesmo para ir à casa de banho e é porque tem de ser. E sempre que faço isso,coincidência ou não, começam logo as luzes a acender e a hospedeira a dizer:"é favor voltar aos vossos lugares e apertar os cintos "... O medo é tanto que, venho quase com as calças na mão!
Enfim.... Tenho saudades de,antes de entrar no avião, ouvir alguém da tripulação a dizer-me:
"Tenha uma agradável viagem!"