Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Odeio cozinhar!

por Teresa, em 17.05.14


Às vezes pergunto à Maria sobre os dotes culinários das amigas que lá estão a estudar e ela diz sempre:
- "Olha, mummy, ninguém tem jeito e são muito poucas aquelas que gostam de cozinhar!"

E explicou-me que, em geral, ou as maminkas as vão visitar e, lhes deixam refeições congeladas, ou conseguem safar-se todas recorrendo à chamada " fast food"!

Não tenho dúvida nenhuma que nestas novas gerações quem cozinha melhor são os rapazes! As raparigas não estão nem aí!

Bem ....aqui para nós,que ninguém nos ouve, confesso  que na minha família, à excepção da minha mãe (que é excelente cozinheira) são os homens os verdadeiros Chef de cuisine!

Sim.....eu e as minhas irmãs somos uma verdadeira catástrofe !
De tal forma que, quando andei a fazer experiências culinárias, antes do meu casamento, o meu pai ( que é um santo e não se queixa de nada) chegou mesmo a pôr-se de joelhos e pedir-me que acabasse com aquilo de uma vez por todas, porque tinha saudades da comida feita pela minha mãe! Também eu!

Nem sequer fiquei magoada porque reconheço o desastre que sou na cozinha!

Não me consigo esquecer que, depois de casada , ainda fiz duas derradeiras tentativas de apresentar uma refeição de jeito ao meu maridinho: a primeira era peixe no forno e tive de deitar tudo fora porque o peixe ficou cru. Também não admira : com o stress que tenho abri o forno mais de 20 vezes; da segunda vez tentei frango com caril e tive de deitar fora,para além da comida, a colher de pau que ficou amarela do excesso de caril que coloquei no frango ( um problema com os temperos, portanto)!

As minhas irmãs e primas/irmãs são do mesmo género!

A piada preferida do meu marido Pedro é dizer-nos, na cara, que a única coisa para a qual tivemos jeito foi para arranjar os maridos! E isso porque todas nós casamos com homens que são excelentes cozinheiros! E adoram ir para a cozinha ( brrr) fazer pratos gourmet !
Fico de boca aberta quando os vejo inventar pratos do mais esquisito que há, com uma mistura de ingredientes que eu diria que não resultaria nunca e que no final, além de ficarem deliciosos, têm uma apresentação requintadíssima!

Um espanto mesmo !!! É claro que têm nas mulheres as suas principais fãs! E enquanto eles estão na cozinha, nós aproveitamos para pôr a conversa em dia !

E essa coisa de inventar comidas não é comigo.Eu, só seguindo a receita e, mesmo assim,tem de ser uma coisa fácil....para loiras como eu....

Cada vez que me lembro da dificuldade que senti para perceber o que era " qb": " sal e pimenta q.b."- dizia a receita.
qb???!!!!! - pensei eu- mas o que raio querem dizer com isto? Cheguei a pensar, por momentos, que a receita tinha passado para chinês! Depois fiquei a saber que queria dizer" quanto baste" e fiquei exactamente na mesma: eu sabia lá quanto é que bastava?!!!!

Acho que já deu para perceber o que eu não percebo de cozinha!!!
Pois a Maria é do mesmo tipo e também não gosta nada.

Ainda, no outro dia, quando lhe gabei uma sopa que tinha acabado de fazer, respondeu - me em linguagem de emigrante: " but still odeio cozinhar".

Nos primeiros meses fez vezes sem conta sopa de cenoura ....que acabou por enjoar. Depois passou para outra de espinafres com courgettes ou, com pepino... Até hoje ainda não tem a certeza qual o legume que usou!

Mas a sopa ficou boa e isso é o que importa, para quem não gosta de cozinhar!

publicado às 09:12


4 comentários

De Anónimo a 17.05.2014 às 12:06

LINDO!!!! Que continuem aparecer homens como estes...

De ana a 19.05.2014 às 22:18

Que divertido deve ser passar uma tarde consigo na cozinha...

De ID a 25.05.2014 às 15:35

Hahaha está demais!! Mas hoje em dia safamos-nos com a famosa Bimby...😊 sabe tudo, tempera tudo, bate, coze, assa, eu sei lá do que é que aquela senhora é capaz! Até o mais nulo dos cozinheiros se safa, seja homem ou mulher!! O que é preciso é sermos obedientes e respeitar o que ela diz se não está tudo estragado!

De Paula Brito a 06.06.2014 às 17:56

E Eu que a imaginava com uma colher de pau na mão!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Comentários recentes

  • Anónimo

    Também li os livros da Anita na minha infancia. Te...

  • Teresa

    Fico contente quando as pessoas gostam do que escr...

  • fashion

    Gostei muito, Parabéns!

  • Chic'Ana

    A taça é nossa!!! =)

  • Teresa

    É mesmo ! eu adoro a ingenuidade destas idades!


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D


Mensagens