Às vezes pergunto à Maria sobre os dotes culinários das amigas que lá estão a estudar e ela diz sempre:
- "Olha, mummy, ninguém tem jeito e são muito poucas aquelas que gostam de cozinhar!"
E explicou-me que, em geral, ou as maminkas as vão visitar e, lhes deixam refeições congeladas, ou conseguem safar-se todas recorrendo à chamada " fast food"!
Não tenho dúvida nenhuma que nestas novas gerações quem cozinha melhor são os rapazes! As raparigas não estão nem aí!
Bem ....aqui para nós,que ninguém nos ouve, confesso que na minha família, à excepção da minha mãe (que é excelente cozinheira) são os homens os verdadeiros Chef de cuisine!
Sim.....eu e as minhas irmãs somos uma verdadeira catástrofe !
De tal forma que, quando andei a fazer experiências culinárias, antes do meu casamento, o meu pai ( que é um santo e não se queixa de nada) chegou mesmo a pôr-se de joelhos e pedir-me que acabasse com aquilo de uma vez por todas, porque tinha saudades da comida feita pela minha mãe! Também eu!
Nem sequer fiquei magoada porque reconheço o desastre que sou na cozinha!
Não me consigo esquecer que, depois de casada , ainda fiz duas derradeiras tentativas de apresentar uma refeição de jeito ao meu maridinho: a primeira era peixe no forno e tive de deitar tudo fora porque o peixe ficou cru. Também não admira : com o stress que tenho abri o forno mais de 20 vezes; da segunda vez tentei frango com caril e tive de deitar fora,para além da comida, a colher de pau que ficou amarela do excesso de caril que coloquei no frango ( um problema com os temperos, portanto)!
As minhas irmãs e primas/irmãs são do mesmo género!
A piada preferida do meu marido Pedro é dizer-nos, na cara, que a única coisa para a qual tivemos jeito foi para arranjar os maridos! E isso porque todas nós casamos com homens que são excelentes cozinheiros! E adoram ir para a cozinha ( brrr) fazer pratos gourmet !
Fico de boca aberta quando os vejo inventar pratos do mais esquisito que há, com uma mistura de ingredientes que eu diria que não resultaria nunca e que no final, além de ficarem deliciosos, têm uma apresentação requintadíssima!
Um espanto mesmo !!! É claro que têm nas mulheres as suas principais fãs! E enquanto eles estão na cozinha, nós aproveitamos para pôr a conversa em dia !
E essa coisa de inventar comidas não é comigo.Eu, só seguindo a receita e, mesmo assim,tem de ser uma coisa fácil....para loiras como eu....
Cada vez que me lembro da dificuldade que senti para perceber o que era " qb": " sal e pimenta q.b."- dizia a receita.
qb???!!!!! - pensei eu- mas o que raio querem dizer com isto? Cheguei a pensar, por momentos, que a receita tinha passado para chinês! Depois fiquei a saber que queria dizer" quanto baste" e fiquei exactamente na mesma: eu sabia lá quanto é que bastava?!!!!
Acho que já deu para perceber o que eu não percebo de cozinha!!!
Pois a Maria é do mesmo tipo e também não gosta nada.
Ainda, no outro dia, quando lhe gabei uma sopa que tinha acabado de fazer, respondeu - me em linguagem de emigrante: " but still odeio cozinhar".
Nos primeiros meses fez vezes sem conta sopa de cenoura ....que acabou por enjoar. Depois passou para outra de espinafres com courgettes ou, com pepino... Até hoje ainda não tem a certeza qual o legume que usou!
Mas a sopa ficou boa e isso é o que importa, para quem não gosta de cozinhar!