Quando se tem uma filha única a estudar fora e , não havendo mais irmãos a exigirem a nossa atenção de pais (como acontece neste caso ) é inevitável que toda aquela que temos se concentre nela.
E isso é terrível para os dois lados: para ela, que gosta de mimos mas...que preza muito o seu espaço ( e com razão); para nós que, acabamos por nos preocupar com coisas que, valha-nos Deus, não têm a menor importância...
A nível de estudos nunca a Maria nos deu o menor problema: sempre teve o seu próprio método de estudo, muito eficaz na verdade, porque sempre teve óptimas notas, de que sempre nos orgulhamos!
E nesse assunto nunca foi preciso sequer metermos o nariz!
Acontece que, desde que a Maria está a estudar fora,não sei se, por causa da minha ansiedade , se devido à distância e às enormes saudades, transformei-me numa maminka ralada com tudo!
E a coisa é de tal forma grave que a mim me parece que estou a fazer o curso de Medicina, com a Maria, depois de já ter feito o meu próprio curso, há uns bons anos atrás!
E se eu já era uma pilha de nervos no primeiro curso, ainda estou muito pior neste segundo!
Fico nervosa só por sentir que a Maria o está!
Ou porque , através do viber ,a Maria diz coisas que me inquietam, sem razão para tal. Coisas do género:
-"só estudei 10 páginas,mas deveria ter estudado 30"
Ai .. que horror- penso eu- e se não tem tempo para estudar tudo????
( Mas ...o que sei eu acerca da quantidade da matéria que ela tem de saber, ou do ritmo que ela imprime ou, tem de imprimir , no estudo????????);
Ou
-"só sei de cor 20 fórmulas e ainda me faltam 40"
Ai coitada !Fórmulas???? Pavorento ! Eu não decoraria nem uma ! Sempre odiei físico- química!
(Quem tem de saber aquilo é a Maria, não eu! Eu detesto essas matérias e,por isso, fui para a área de letras . Mas ela gosta.... e escolheu ciências....Ah!!!!! Pois....);
Ou ainda:
- "Não vou ter tempo para decorar tudo";
Tem toda a razão -penso eu já nervosa- quem consegue impinar aquelas coisas tão esquisitas?!
( Mas ...esperem lá...se não tem tempo deverá ser ela a ver o que fazer para ultrapassar essa questão. Não eu! )
E a coisa não fica só por aí. Chego a viver dias seguidos, de altos e baixos porque parece que a ansiedade dela se cola à minha e gera momentos de um nervosismo incrível!
É que num dia o contacto com a Maria é positivo,até nos chega a dizer "acho que vou conseguir ! "e no outro dia já é do género : "Escutem: Preparem-se porque eu vou chumbar e ...vou ter de regressar a Portugal!"
E ....finalmente, no dia do exame , depois de eu ter rezado a todos os meus Santinhos e de não ter dormido nada, nem deixado o papinka dormir , ela envia-nos uma mensagem super excitada a dizer: "Meninos... Estão aí? Passei com A ! Não foi o máximo ? "
Geralmente a acompanhar a boa notícia vem uma selfie com uma Maria radiante e super feliz!
Ao fim deste ano e meio aprendi a não deixar que esse tipo de coisas me cause ansiedades extremas e sem qualquer motivo!
Na verdade, todos nós já tivemos de lidar , pelo menos uma vez na vida,com os nossos medos, as nossas dúvidas e angústias!
Agora é a vez da Maria gerir tudo isso, nesta fase de estudante do ensino superior.... E o desafio maior é sem dúvida o facto estar longe da sua família e amigos,do seu País e tudo se passar numa língua que não é a sua.
Nós os "papinkos "vamos estar sempre cá para apoiá-la...mas sem exageros e, na dose certa...para que ela consiga levar o barco a bom porto!
E...tenho a certeza que, isso , ela vai conseguir!